sexta-feira, 13 de abril de 2012

Feijoada na Páscoa, para mudar um pouco a tradição!

Cada um possui sua crença religiosa e algumas pessoas seguem a tradição de manterem-se livres do consumo de carne por 40 dias, período que para os católicos é denominado Quaresma. Após seguir com afinco essa dura missão para um carnívoro, nada melhor que comemorar o domingo de Páscoa com uma deliciosa feijoada, na companhia de amigos muito especiais.
Determinado o cardápio do dia, o melhor a fazer é seguir rumo às compras e abastecer a dispensa com os ingredientes para deixar o prato, que já é bom, ainda melhor!
Encontrei um box, no Mercadão, que vende os insumos para uma feijoada perfeita: carnes especialíssimas, tenras, com pouca gordura excedente. O atendente, muito solícito e experiente logo iniciou as contas do quanto de carne e feijão seria necessário para se fazer uma feijoada para 20 pessoas. É só escolher o tipo de feijoada que se quer fazer (completa ou "light") que ele rapidamente separa e pesa os produtos. Além das carnes perfeitas, o feijão também é digno de muitos elogios, pois além dos grãos serem perfeitos, seu cozimento é muito mais rápido do que o feijão, de marca conhecida, comprado no supermercado.
Ingredientes comprados, receita escolhida...mãos à obra!
Em outra oportunidade, fiz uma feijoada para 40 pessoas e segui a receita do Bolinha. O resultado foi ótimo e por isso, resolvi repetir a dose.
Abaixo, segue a receita com algumas alterações por minha conta:

Ingredientes

- 200 g de carne seca bovina
- 200 g de costela de porco salgada ou defumada
- 200 g de pé de porco salgado
- 100 g de rabo de porco salgado
- 100 g de orelha de porco salgada
- 150 g de lombo de porco defumado ou salgado
- 100 g de paio
- 100 g de linguiça portuguesa
- 100 g de língua de boi defumada
- 50 g de bacon
- 900 g de feijão preto
- 200 g de cebola picada (para o tempero do feijão)
- 100 g de alho picado (para o tempero do feijão)
- 6 folhas de louro (para o tempero do feijão)
- 2 laranjas com casca (bem lavadas)

Modo de preparo

Limpar bem as carnes salgadas
Tirar o excesso de gorduras e nervuras
Limpar os pêlos e colocá-las de molho em água por 24 horas, trocando-a de  três a quatro vezes durante este período.
Ferver as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos em fogo forte. Jogar a água fora, pois nela está todo o excesso de gordura.

Colocar as carnes para cozinhar de forma definitiva, já com o feijão, as folhas de louro e as laranjas cortadas em metades, na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha. 
Meia hora depois colocar a língua, o rabo e a costela.
Meia hora depois, colocar o lombo, a linguiça, o paio e o bacon, tendo o cuidado de retirar e desprezar, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície.

Em uma frigideira, dourar o bacon e na gordura que foi liberada por ele, dourar bem a cebola e o alho, reservar. Retirar as metades das laranjas. Colocar o refogado na panela do cozimento, junto com as últimas carnes para cozinhar. 

Após duas horas começar a testar o grau de cozimento das carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo. Retirar e reservar as que já estiverem no ponto.

Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retirar da panela e cortar as carnes em pedaços pequenos para servir. Voltar para a panela com o feijão e cozinhar por mais 10 a 15 minutos em fogo brando.

Servir com os acompanhamentos da preferência, no meu caso, couve refogada, arroz branco, farofa e "molho vinagrete" e uma pimentinha. 

Essa receita serve 6 pessoas.

No meu caso, comprei 8 Kg de carnes e 2,5 Kg de feijão, conforme orientação dada pelo atendente do box do Mercadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário